sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rigor matemático




"O ministro da Educação quer desenvolver o ensino vocacional [...] Porque será que as famílias e os alunos evitam esta escolha? A resposta está no projeto macabro de Nuno Crato. De acordo com o ministro, quem irá para estes cursos? Ora bem, além dos voluntários - coitadinho, tem 14 anos, mas não dá para mais... -, os que chumbarem duas vezes no ensino secundário também têm o destino traçado. É um castigo: és uma besta, vais já para jardineiro; sim, terás mais uma oportunidade para voltar ao ensino regular, mas para já ficas-te por aqui. Depois, se passares os exames do 9.º ou 12.º anos, logo veremos.

Não há dúvida: se a via profissional é apresentada como uma punição, é lógico que poucos - entre os bons e talentosos - quererão juntar-se a este gueto onde a qualidade será ridiculamente baixa. É lógico que só as famílias mais pobres ou desinformadas aceitarão este afunilamento precoce, cruel e estúpido das perspetivas. Os outros nem por um segundo pensarão em seguir este caminho (a segunda divisão!) que o próprio Governo se encarrega à partida de desvalorizar. O que isto revela de Nuno Crato é apenas um terrível cheiro a naftalina. "


Nuno Crato e o radicalismo pequeno burguês de fachada socialista de que nunca se libertou...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Miséria moral



"Fisco recebe ordens para estudar cortes nos benefícios fiscais dos casais com filhos dos casais com filhos deficientes".


Logo agora que o nosso primeiro resolveu  dar uma de politicamente correcto e assistir  pessoalmente em Londres à abertura dos Jogos Paralímpicos.  Com uma cajadada matou dois coelhos, manteve-se fora das polémicas do país durante a semana da chegada da troika e da polémica da RTP e ficou na fotografia com os atletas paralímpicos. O cinismo desta gente não tem limites.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ralações internacionais...


[...] a língua é o petróleo desta relação, é o que nos dá força, é o combustível desta relação e nós temos de continuar nesse caminho.

E foi assim, com este requinte de linguagem que pede meças aos grandes momentos de comunicação do passismo, que o grande doer resumiu o encontro com o primeiro ministro timorense.



Resultados além da troika


Até Julho do corrente ano, a receita fiscal do Estado caiu 3,5 por cento, em comparação com o mesmo período de 2011.

O montante arrecadado pelo Estado com impostos está muito aquém do previsto no orçamento retificativo. Os números mostram uma quebra de 4,7 por cento na receita dos impostos indiretos. Os impostos diretos, também registaram uma variação homóloga negativa até julho: -1,6 por cento
Por outro lado os gastos com o subsídio de desemprego aumentaram 22,6%. O Governo prevê que a taxa de desemprego atinja uma média de 15,5% até ao final de 2012, subindo para 16% em 2013.

Perante este cenário de terror, aguardo com expectativa a comunicação que senhor primeiro ministro, por ocasião do comício no aqua show, prometeu fazer ao país com as instruções que irá receber das sumidades da troika.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Condenados à pobreza


"A pobreza regressa à Europa”, disse Jan Zijderveld, responsável pela Europa da Unilever, ao diário Financial Times Deutschland, “Se um espanhol não gasta em média mais de 17 euros quando faz as suas compras, não vou propor-lhe um pacote de detergente que custa metade do seu orçamento.”

No fundo para esta gente, é tudo uma questão de ajustamento da estratégia de vendas. Vem aí o tempo das amostras individuais de champoo a dois e três cêntimos... Uma coisa é certa, o Skip, a Maizena a Becel e o Cif vão deixar de fazer parte da minha lista de compras, agora que acabo de descobrir que são produtos a que  o homem da Jerónimo Martins está ligado.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Estamos indefesos"


Muita água vai ainda passar por baixo das pontes, mas just in case como diz o povo, o melhor é ir pondo as barbas de molho e assinar a Petição em Defesa do Serviço Público de Televisão, que fui buscar à Ana Paula Fitas. Diz Miguel de Sousa Tavares, estamos indefesos e diz bem, o senhor presidente da república não deve ter considerado o assunto suficientemente importante para se pronunciar sobre o grande affaire de Relvas, Borges & Comandita.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lágrimas de crocodilo

Pintura de Rubens


Onde é que está a novidade? Não foi para favorecer a desvalorização  interna do valor do trabalho que esta medida foi criada? Depois vêm com ar de sonsos dizer que sim mas que também...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O pesadelo



Por entre a modorra deste arrefecido mês de Agosto, as más notícias tornaram-se banais e silenciosas. Tal como com uma doença terminal,  uma sensação de irrealidade apoderou-se de nós e por momentos queremos pensar que tudo não passa de um pesadelo e que logo vamos acordar na terra do leite do mel. Mais de 200 famílias por dia deixam de pagar à banca”; “709 mil portugueses em incumprimento de crédito”. 

Mas não, o pesadelo passista/relvista/gasparista continua a minar qualquer veleidade que nos permita acalentar a esperança de que o massacre terá um fim. Os taxistas, que não devem ter mãos a medir agora que “mais de 41 mil idosos deixaram de comprar o passe da Carris”, que se cuidem.

Entregar o ouro ao bandido



"O trabalho está a ser feito em conjunto pelo gabinete de Miguel Relvas

[...]"neste processo de reflexão não tem sido levado em conta o relatório sobre serviço público elaborado há quase um ano pelo grupo convidado pelo Governo e liderado pelo economista João Duque - cujas conclusões provocaram polémica. "

Nem se percebe para que se deram o trabalho de meter o Duque ao barulho, o Relvas resolve.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O tuga, o tal que não se governa nem se deixa governar...


O meu pai está internado desde quinta-feira à noite no Hospital de Cascais. Aos 81 anos e uma vida de trabalho, o corpo começa a ceder.  Desengane-se quem espera que eu venha aqui malhar nos serviços do hospital. Pelo contrário, até hoje só posso dizer o melhor possível. Foi a primeira vez que, indirectamente, recorri aos serviços de um dos novos hospitais e até agora só posso dizer bem. O espaço é funcional e amplo, os quartos para duas pessoas com casa de banho, confortável, os enfermeiros jovens, atentos e simpáticos, o contacto com o médico que o acompanha, fácil e acessível.  Até aqui tudo bem. durante os primeiros dois dias o  meu pai não tinha companheiro de quarto. Ontem, sábado,  quando o fomos visitar  tinha um novo companheiro de quarto, o qual durante o largo período que lá estivemos não recebeu qualquer visita, mas pela forma como pedia comida  dizendo que estava cheio de fome, deixava antever  que por aquele lado as enfermeiras não iriam ter a vida facilitada. Hoje pude comprovar ao vivo e a cores que não me tinha enganado. Quando chegamos para a visita ao meu pai, estava instalado o arraial no quarto com as visitas do senhor da outra cama. Quatro pessoas, quando só podem estar no quarto duas por doente, os familiares e amigos tinham recorrido ao velho truque do desdobramento e multiplicação de duas senhas por quatro.  Não contentes, falavam e gesticulavam como se não houvesse mais ninguém no raio de um quilometro. Passei-me, dirigi-me à enfermeira a reclamei. O milando ficou resolvido na hora, tiveram de sair, deixando atrás de si um sonoro "pois, já foram fazer queixa". Nem olhei para eles.

domingo, 5 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Portugal ao vivo e a cores


O tronco nu sublinhado pelos calções cor-de-rosa deslavado, deprime-me. As declarações do "povo anónimo" encantado e corrompido pela presença do senhor primeiro ministro, enojam-me. "Persona non grata". Pois sim...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia negro




Com o país a banhos e sob um luminoso sol de Agosto, entra hoje em vigor a Lei 23/2012, que altera várias disposições imperativas sobre as convenções coletivas e acordos de empresa:
"
1. - Artº 268º do Código do Trabalho, reduz os acréscimos devidos pela prestação de trabalho suplementar, da seguinte forma:
    - 25% pela 1ª hora ou fracção, em dia útil;
    - 37,5 pelas horas subsequentes ou fracção, em dia útil;
  - 50% por cada hora em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar, ou em dia feriado. Apenas se mantém o descanso compensatório por trabalho suplementar prestado em dia de descanso semanal obrigatório;

2- Artº 256º do CT - as faltas injustificadas  ocorridas em períodos normais de trabalho anteriores ou posteriores a dias de descanso ou feriados, para além de serem consideradas faltas graves, passam a implicar a perda de retribuição relativamente a esses dias de descanso ou feriados imediatamente anteriores ou posteriores ao dia de falta;

3-  Artº 238º do CT - eliminação do acréscimo de 3 dias de férias;

4 - Artº 234º São eliminados os feriados do Corpo de Deus, 5 de Outubro , 1 de Novembro e 1 de Dezembro, com efeito a partir de 1 de Janeiro de 2013."

Entranto preparemo-nos para em Novembro o governo voltar à carga com a generalização a todos os trabalhadores da redução da indemnização por despedimento, com aquilo a que eufemisticamente dizem ser a média europeia. Portanto será assim, para despedir as condições serão iguais à média europeia, para contratar serão iguais às chinesas.