segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Trabalhos de estrada...



1. Comemorou-se ontém a implantação da República. Desde há três anos que as comemorações, que tradicionalmente se desenrolavam em plena Praça do Município, passaram primeiro para o Pateo da Galé e depois para o interior do edifício da Câmara Municipal de Lisboa. O agravamento do nivel de conflitualidade decorrente das políticas de austeridade além da troika, com a colagem do Presidente da República às políticas do governo, fizeram das comemorações do 5 de outubro um momento propício à contestação, que descambou inevitavemente, em cenas pouco recomendáveis tendo como resultado o confinamento em espaço fechado das comemorações. 
É preciso que o país regresse à normalidade. Decorre do mais elementar bom senso que a  reposição dos feriados roubados, medida aberrante de um governo de desvairados subservientes que colocaram no centro da sua acção política a punição dos trabalhadores e do povo, fazendo tábua raza da História e das tradições populares, seja uma das primeiras medidas do  próximo governo socialista. O regresso à Praça do Municipio será o passo seguinte.

2. Por mero acaso ouvi ontém na RTP 2, a entrevista de Marinho e Pinto a Maria Flor Pedroso.  o homem é uma matraca, um carro de assalto, um massacre. contradiz-se todo pimpão e não se rala mininamente com isso. pelo contrário faz do ninho de contradições a ferramenta do contra-ataque onde o outro, jornalistas, politicos, partidos  são sacos de pancada da sua verborreia alucinada. O homem é o mais honesto entre os honestos, acusa sem provar, insinua alarvemente, dispara em todas as direcções, ofende-se com grandiloquência quando lhe apontam o discurso contraditório e errático. O populismo em todo o seu esplendor está à solta. Lidar com este ruído matraqueado e justiceiro, desmontar os seus efeitos num povo exausto saturado de políticos,  será certamente uma tarefa de monta a ser tratada com pinças...

1 comentário:

  1. 1- Quando uma democracia se acantona numa sala, com medo dos protestos populares, ´é porque está moribunda
    2- Quando escrevi um post sobre Marina Silva, estive para lhe chamar Marinho e Pinto de saias. Não o fiz para não ofender os meus familiares brasileiros que nela votaram, mas um leitor escreveu isso na caixa de comentários.
    Agora inverto a situação e digo: Marinho e Pinto é uma Marina Silva sem buço.

    ResponderEliminar