quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O estado da Nação




"Em 2012, saíram 121.418 pessoas do país. Destes, quase 52 mil foram já com a intenção de permanecer fora de Portugal por mais de um ano. Os restantes 69,5 mil emigrantes indicaram que o objectivo seria ficar fora temporariamente - mais de três meses, mas menos de um ano. Comparando o número total de saídas com os registos desde 1960 - disponíveis no portal Pordata, com base em dados do INE - verifica-se que esta é a maior vaga de emigração desde pelo menos 1960. Os dados disponíveis apresentam duas interrupções (entre 1989 e 1991, e entre 2004 e 2007), mas nem nos anos 80, nem na primeira década de 2000 se registaram fluxos com ordens de grandeza se quer próxima do que se verifica agora. Os dois únicos anos comparáveis são 1966, quando emigraram 120.239 pessoas, e 2011, quando se registaram 100.978 saídas."

"A natalidade em Portugal cai para mínimo de 1900. Mesmo com medidas de estímulo, sociólogos não esperam inversão na próxima década."

2 comentários:

  1. Um dia seremos deserto
    onde só cantam silêncios?

    ResponderEliminar
  2. O Direito à Monoparentalidade em sociedades T. M.

    Já há vários anos [apesar de ser alvo de censura... e apesar de ser 'ridicularizado'...] que venho divulgando uma importante mensagem... que vai provocar UMA MUDANÇA ESTRUTURAL HISTÓRICA DA SOCIEDADE... uma autêntica revolução na sociedade:
    - o Direito à Monoparentalidade em sociedades Tradicionalmente Monogâmicas.
    .
    .
    .
    Resumindo o assunto:
    --> Já tenho dito isto muitas vezes:
    i) tal como acontece com muitos outros animais mamíferos, duma maneira geral, as fêmeas humanas são 'particularmente sensíveis' para com os machos mais fortes...
    ii) nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que possuem filhos;
    iii) no entanto, para conseguirem sobreviver, muitas sociedades tiveram necessidade de mobilizar/motivar os machos mais fracos no sentido de eles se interessarem pela preservação da sua Identidade... de facto, analisando o Tabú-Sexo (nas Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas) chegamos à conclusão de que o verdadeiro objectivo do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos sexualmente mais fracos; ver o blog «Origem do Tabu Sexo» (http://tabusexo.blogspot.com/).
    .
    .
    .
    P.S.1.
    É errado estar a dizer (como já alguém disse) «a Europa precisa de crianças, não de homossexuais!»... isto é, ou seja... a Europa precisa de pessoas (homossexuais e heterossexuais) com disponibilidade para criar crianças!!!
    .

    É UMA MUDANÇA ESTRUTURAL HISTÓRICA DA SOCIEDADE: os homens poderão vir a ter filhos... sem repressão dos Direitos das mulheres... leia-se: O ACESSO A 'BARRIGAS DE ALUGUER'...
    .
    Nota: Embora a monoparentalidade possa trazer alguns problemas… será sempre uma MENSAGEM DE GRANDE IMPACTO SOCIALIZADOR que se pode dirigir às crianças/jovens: «o Direito à monoparentalidade permitirá a muitos de vós ter acesso a um Direito - o de ter filhos -… Direito esse ao qual muitos de vós… dificilmente teria acesso, caso não existisse o Direito à monoparentalidade».
    .
    .
    P.S.2.
    Com o declínio do Tabú-Sexo (como seria de esperar) a percentagem de machos sem filhos aumentou imenso nas sociedades tradicionalmente monogâmicas.
    .
    Mais, por um lado, muitas mulheres vão à procura de machos de maior competência sexual, nomeadamente, machos oriundos de sociedades tradicionalmente Poligâmicas [nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos, logo, seleccionam e apuram a qualidade dos machos]... por outro lado, muitos machos das sociedades tradicionalmente Monogâmicas vão à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas [mais 'dóceis'] oriundas de outras sociedades...
    .
    .
    P.S.3.
    Anda por aí muita conversa abandalhada: pessoal que não se preocupa com a construção duma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher)... critica a repressão dos Direitos das mulheres… todavia, em simultâneo, para cúmulo, defende que... se deve aproveitar a 'boa produção' demográfica proveniente de determinados países [nota: 'boa produção' essa... que foi proporcionada precisamente pela repressão dos Direitos das mulheres - ex: islâmicos]… para resolver o deficit demográfico na Europa!?!?!




    F.R.A.R.

    ResponderEliminar