sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Foi surreal, lá isso foi....



"Na passada segunda-feira, na RTP1, foi transmitido, directamente de Luanda, um "Prós e Contras" intitulado "O Reencontro". O Reencontro, além de Fátima Campos Ferreira (com traje de queijo flamengo), incluía alguns convidados especiais: um ministro de Angola, empresários angolanos, Zeinal Bava e Relvas…, claro. Relvas é o mais africano dos Ministros de Tudo, de sempre. Apeteceu-lhe ir a Angola e a RTP é a sua autocaravana.

O Reencontro começou com humor feito por humoristas angolanos e incluiu uma imitação de
Cavaco Silva (desconfio que foi Relvas quem escreveu o "sketch"). É um bom sinal. Significa que há mais liberdade para o humor por lá. Nós, cá, não arriscamos fazer piadas com o Presidente de Angola.

Pela cara dos angolanos, tive medo que este reencontro desse em guerra. Era tudo com paninhos quentes, por parte dos portugueses. Qualquer comentário que meta um "vamos para Angola em força" é mal recebido. Estava um ambiente parecido com o dos filmes de ficção científica quando há um primeiro contacto. O som era mau e, de repente, parecia que estávamos na Primavera Marcelista. Estava tudo a correr razoavelmente não muito mal quando Fátima Campos Ferreira lança um desajeitado: "a menor transparência das empresas angolanas do Estado…". Ainda tentou salvar a situação, mas era tarde. O ministro angolano reagiu e terminou com um: "a transparência para nós está ao nível dos assuntos domésticos … Internos". Embrulha, Fáti.

Relvas interveio e mudou de assunto dizendo: "Angola é muito grande, não é só Luanda e amanhã vamos estar em Benguela. A Fátima, também segundo sei. "Eu não vou a Benguela", diz Fátima.... "Vai, vai", diz Relvas. Começou o castigo pela bronca. Só faltou acrescentar... "e vai com esse vestido e sem repelente para os mosquitos".

O programa terminou com Rui Veloso a cantar "O Anel de Rubi" - essa letra que diz tanto aos angolanos de Rio Tinto. Fica a pergunta: quando é que fazem um "Prós e Contras" destes na Madeira? O Reencontro Portugal-Madeira - pensa nisso, Relvas."

retirado daqui

3 comentários:

  1. Hoje ainda não tinha lido o João Quadros, mas ele escreve sempre muito bem e com montes de piada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lino, ainda não tinha lido nada que encaixasse tão bem naquilo que eu própria tinha sentido ao ver, parte, do programa. é que tive que zarpar dali para fora rapidamente aqui não se aguentava....

      Beijinho

      Eliminar
  2. A coisa foi tão deprimente que o meu fígado se queixou violentamente após 30 segundos. Mudei de canal....

    ResponderEliminar