domingo, 19 de fevereiro de 2012

Em casa manda ela e nela mando eu....

"A mulher perdeu muito do valor que tinha. Tem muito valor num sentido mas noutro… Um país depende muito, muito das mães, pois é ela que forma os filhos. Não há melhor educadora que a mãe”
 
"O trabalho da mulher a tempo completo, creio que não é útil ao país. Trabalhar em casa sim, mas que tenham de trabalhar de manhã até à noite, creio que para um país é negativo. A melhor formadora é a mãe, e se a mãe não tem tempo para respirar como vai ter tempo para formar

Convém não olhar para estas declarações como se de arqueologia se tratasse. Um homem da envergadura deste Cardeal sabe muito bem o que diz. Estamos a viver um tempo de grandes alterações e de retrocesso do modelo social construído ao longo dos últimos cinquenta anos. Com o país com uma taxa de desemprego histórica de 14%, estas declarações não são só desprezíveis, são também perigosas.  Um dia destes, vamos ouvir esta gente insinuar que é necessário redireccionar os parcos recursos do país com a educação das mulheres. Para ficarem em casa a educar os filhos basta o curso de formação feminina,  com o benefício acrescido de deixarem de contribuir as estatísticas do  desemprego.

 publicado também  aqui

3 comentários:

  1. Não é arqueologia, mas ainda há dias escrevi um artigo sobre a evolução das condições de trabalho em que citava uma frase semelhante do Salazar sobre o papel da mulher...
    Já retirei os identificadores de palavras, mas eles continuam por aqui...:-)))

    ResponderEliminar
  2. O comentário anterior foi só para ver se já tinha eliminado os identificadores. com muita inveja, vejo que conseguiu. Pode dizer-me como fez?

    ResponderEliminar