segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Portugal o Mar... e o nosso Fado



Niko Wijnolst, presidente da Rede Europeia de Clusters Maritimos e dono da Dutch Maritime Netwok participou na conferencia "Portugal e o Mar: a nossa aposta para o século XXI," que decorreu na passada quinta-feira em Cascais. Parece que, mais uma vez, já perdemos o comboio. Ler a entrevista que deu ao Expresso é um exercício doloroso e amargo.  A critica é arrasadora : "Lembro-me de um professor universitário (Ernâni Lopes) que falava nessa conferência de 2005 no hipercluster do mar, mas era mais um exercício intelectual, e é isso que se tem feito muito mais em Portugal do que aproveitar concretamente as oportunidades."
O homem dá um exemplo gritante e acabrunhante  para os nossos  empresários choramingas . ..."comecei com uma pequena empresa na Holanda que transportava mercadorias de Portugal para Angola. A empresa tornou-se líder neste país e hoje trabalha com a China e é a maior transportadora marítima para o Sul de África. Como pode uma pequena companhia sem meios financeiros e sem a vantagem da língua portuguesa ser bem sucedida em Angola? hoje somos uma grande transportadora e ganhamos muito dinheiro."

Em toda a entrevista o homem não se queixou nem da rigidez da legislação laboral, nem na falta de qualificação dos portugueses. Apontou o dedo à burocracia, às taxas portuárias e à falta de espírito empreendedor.

Querem saber como saímos da crise? perguntem ao holandês!

Fausto, Por este rio acima

7 comentários:

  1. Depois de afundarem o país, preparam-se para afundar o oceano... Julgo que esta minha expressão sintetisa, pela ironia, o que penso das conclusões da conferência, pois dela não sobressai a clara necessidade de se definir uma politica e/ou uma estratégia para o mar. Julgo que foi um excelente evento para dar visibilidade a Cavaco Silva e pouco mais...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não seja mauzinho, Rogério. Não vê que o homem desde que veio da réplica da Mariani, só fala do mar?

    ResponderEliminar
  3. Rogério,
    É por demais evidente que o Expresso esteve por conta do candidato Silva...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Como me dizia há dias numa entrevista, um jovem empresário, militante da JSD e ex-autarca, que criou uma empresa de sucesso, o problema dos empresários portugueses é, para além das baixas qualificações, a ganância desmesurada e a subsidiodependência do Estado.
    Por acaso não foi Cavaco que acabou com a nossa frota pesqueira?

    ResponderEliminar
  5. É tão óbvio que assim é, Carlos, que até dói.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom esse comentário, já desde 2008 que estudo a estratégia marítima portuguesa, e a conclusão a que eu chego, visto ter análisado tudo o que foi realizado até a presente data, é que nada foi feito para variar. Os responsáveis pela implementação da ENM, apenas dão as linhas de orientação a questão do “porquê” é importante o desenvolvimento da gestão dos oceanos, não dando enfâse a “como” se vai conseguir atingir as metas, para tirar o melhor partido do oceano para Portugal.Enfim.....

    ResponderEliminar