sábado, 11 de setembro de 2010

Sábado à tarde



Fui ao Museu de Arte Antiga ver as Tapeçarias de Pastrana. De adiar em adiar, entre os períodos de férias e os fins de semana na praia, hoje meti-me ao caminho, convencida que amanhã era o ultimo dia da exposição. Afinal, boas notícias para quem ainda não viu, a exposição prolonga-se até ao próximo dia 3 de Outubro. Mas não é das tapeçarias que venho falar, não tenho nem o engenho nem a arte para tratar de tão delicado tema. Uma boleia  deixou-me  à porta do Museu. No regresso, dirigi-me à estação de Santos para apanhar o comboio para Oeiras. Primeira contrariedade, não há bilheteira, agora é tudo por meio da máquina de bilhetes colocada no exterior da estação. O que vale é que há sempre uma alma caridosa pronta a ajudar uma cota da Linha.
Em Santos éramos quatro à espera do comboio, eu, uma brasileira que não se calava ao telemóvel, um jovem negro em tronco nu bem torneado, óculos escuros, cabelo espetado, headphones,  e uma jovem de corpo  franzino na casa dos vinte anos, cabelos castanhos escorridos, headphones,  grandes tatuagens no braço e ante-braço, longas unhas pintadas de encarnado e chinelos. O comboio parava em todas as estações, entre Santos e Oeiras embarcaram ucranianos, chineses, brasileiros e um grupo de negros ao estilo yah meu. Dos tradicionais portugueses de antanho nem vê-los, agora andam  todos de pópó.

Fausto - Por este Rio acima

4 comentários:

  1. Mas que descrição impressiva, Ariel. Que bem. Até parecia que os estava a ver. Em tempos que já lá vão até podia ter acontecido entrar eu em Algés!

    :))))

    ResponderEliminar
  2. Ao começar a ler. eu,
    Que me afiambrava
    para que me vendesse um museu
    Levo o que menos esperava:
    Um desfile de raças humanas a fio
    e uma proposta para subir um rio

    Farei tudo isso com agrado
    Saio daqui impressionado...

    ResponderEliminar
  3. Muito me conta Maria do Sol, então a menina também já morou por estas bandas? E foi-se embora? isso é que está mal....
    :))))

    ResponderEliminar
  4. Pode dizê-lo, Rogério, é que foi isso mesmo, um desfile de raças humanas!!!
    :))
    Mas se ainda não foi e se interessa pelo tema, não deixe de ir ver as tapeçarias à hora da visita guiada. Além de fabulosas, uma visita guiada é fundamental para perceber todo o contexto.

    ResponderEliminar