sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua cheia


Sabe-se que a lua tem influência directa nas marés, e apenas  isso,  nada que a relacione com a ocorrência de sismos, já que o "comportamento da Terra depende do movimento das placas tectónicas, que por sua vez depende do movimento do magma no interior da Terra. São fenómenos muito lentos e independentes do movimento da lua em torno da Terra".

O que eu não sabia, desculpem, é que a Páscoa apesar de ser um feriado católico,  a data é calculada em função da astronomia: celebra-se no primeiro domingo a seguir à primeira lua cheia após o equinócio. Finalmente desfez-se o mistério que  me tem acompanhado, o de saber como diabo é que todos os anos se calculava a data para os ansiados feriados da Semana Santa e todas as outras Festas móveis com início no Carnaval.

6 comentários:

  1. Ariel
    Também eu não sabia disso, o Carnaval e a Páscoa é sempre em datas tão diferentes mas eu nunca soube o porquê. Agora que a lua tem outras influências ai amiga isso tem, bom isto já é a brincar um pouco. Parabéns por teu post. Obrigado por esta partilha.
    Beijinho amiga um bfs

    ResponderEliminar
  2. Por força do acaso assisti ao nascer de uma enorme bola branca num céu azul brilhante.
    Estava a fazer a autoestrada Cascais-Lisboa.
    Senti-me com sorte e abriu-se um leve sorriso.

    ResponderEliminar
  3. Bom fim de semana também Flor de Jasmim.

    Beijinho-

    ResponderEliminar
  4. Então Fernando, andas aqui a fazer a autoestrada Cascais-Lisboa e não dizes nada????

    ResponderEliminar
  5. É mesmo, Kruzes Kanhoto, ao menos para varia podia ser uma vez por outra à segunda-feira...
    :)))

    ResponderEliminar