quinta-feira, 30 de setembro de 2010
A fila
Há vários percursos possiveis para chegar ao trabalho. O caminho mais curto pela rua de cima atravancada com carros estacionados indevidamente, obriga a cuidados redobrados na condução. Forma-se uma fila indeterminável ao longo desta via que vai desembocar num cruzamento com a estrada principal. Posso optar pela rua de baixo, a distância é um pouco mais longa mas o transito é mais fluído. Por aqui encontro uma outra fila, a dos desempregados à porta da Segurança Social. Cada dia é mais comprida e as minhas manhãs tornam-se mais sombrias. No dia seguinte lá volto à rua de cima.
Vladimir Horowitz - Chopin - Ballade nº 1
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Memórias
Praia das Chocas - Nampula - Moçambique
Enquanto aguardo pelas medidas draconianas de combate à crise que virão de presente com o próximo OE, vou passando em revistas as praias paradisíacas da minha terra, tiradas pelo meu amigo Mané.
Foi aqui que recebi a minha primeira serenata. Os rapazes bem se esforçaram por cantar isto a preceito.
Hey Jude - Beatles
terça-feira, 28 de setembro de 2010
BB
Brigite Bardot faz hoje anos. Nasceu a 28 de Setembro de 1934.
Em 1956 com o filme Et Dieu .... créa la femme tornou-se o símbolo sexual das décadas de 60 e 70. Por essa altura não havia rapaz, rapazola ou rapagão, cão nem gato a quem ela não incendiasse os sentidos...
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Então e o bacalhau?
(rosa de salmão)
Comer salmão, ao preços actuais é um luxo que deverá ter os dias contados. Quem o diz é Jeff Rubin, economista canadiano autor do livro "Por que é que o seu mundo vai ficar muito mais pequeno" Hábitos como comer laranjas do Chile ou ananás fresco todo o ano vão acabar, tal como viajar de avião ou fazer do carro o transporte por excelência. Ler aqui na Gingko.
Por mim dispenso completamente as laranjas do Chile e até o salmão da Noruega, mas o bacalhau já é outra conversa...
Momento de poesia
Em todas as ruas te encontro Em todas as ruas te encontro Em todas as ruas te perco conheço tão bem o teu corpo sonhei tanto a tua figura que é de olhos fechados que eu ando a limitar a tua altura e bebo a água e sorvo o ar que te atravessou a cintura tanto, tão perto, tão real que o meu corpo se transfigura e toca o seu próprio elemento num corpo que já não é seu num rio que desapareceu onde um braço teu me procura Em todas as ruas te encontro Em todas as ruas te perco
Mário Cesariny in "Pena Capital"
domingo, 26 de setembro de 2010
No to austerity
"De Portugal sairão delegações das duas centrais sindicais: a UGT enviará 100 pessoas e a CGTP três pessoas. O número reduzido da CGTP em Bruxelas prende-se com o facto de a Intersindical estar igualmente a preparar uma jornada de luta por todo o país, no mesmo dia, que inclui greves e concentrações e Lisboa e no Porto em defesa do emprego, salários e serviços público." aqui
A CGTP como de costume, orgulhosamente só.
Primeira Plateia (22)
Hello my love
It's getting cold on this island
I'm sad alone
I'm so sad on my own
The truth is
We were much too young
Now I'm looking for you
Or anyone like you
We said goodbye
With the smile on our faces
Now you're alone
You're so sad on your own
The truth is
We ran out of time
Now you're looking for me
Or anyone like me
Na na na na
Hello my love
It's getting cold on this island
I'm sad alone
I'm so sad on my own
The truth is
We were much too young
Now I'm looking for you
Or anyone like you
Um bom domingo para todos.
sábado, 25 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Tangos
O PPD/PSD não aceita presentes envenenados.Não sei se chore se ria. É claro que ao Governo não resta outra solução que não seja a demissão. O inquilino de Belém não parece muito pelos ajustes em ter a sua festa da reeleição estragada... A malta é que já se está a ver aflita para acompanhar este tango...
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Egos
Confesso que no meio de toda a cacofonia a propósito da inenarrável démarche junto de Mourinho, me surpreendeu a disponibilidade do special one. A ver vamos se ele não se terá deixado embalar excessivamente pelo seu desmesurado ego.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Logo
Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.
Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.
…
Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.
Mesmo na noite mais triste
em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.
Manuel Alegre - Trova do Vento que Passa
Pelas mesmas razões que já votei nele em 2006, é ele novamente o meu candidato.
Operação Dulcineia
Estreia amanhã "Assalto ao Santa Maira "do realizador Francisco Manso, e com Carlos Paulo no papel de Henrique Galvão. O filme é inspirado na "Operação Dulcineia", uma acção liderada pelo capitão Henrique Galvão em Janeiro 1961 numa tentativa de chamar a atenção do mundo para as ditaduras de Salazar e Franco.
O filme teve o apoio financeiro de Portugla e Espanha.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Não havia necessidade...
Se, como diz em comunicado a Sextante, Carrilho foi demitido das suas funções na Unesco devido à publicação do livro E agora?, parece-me uma atitude de uma pobreza confrangedora. Mais valia então ter sido demitido há um ano quando se recusou a votar naquele facínora incendiário de livros.
Seja como for, a publicidade ao livro está garantida, será certamente um sucesso de vendas.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
Pois é, sou picuinhas...
Alguém deveria ter explicado à noiva que um vestido de cetim encarnado berrante, coleante, generoso decote em bico, folho vertical de alto a baixo da cintura até aos pés, com cauda, rematado por uma mini jaqueta de malha dourada a cobrir-lhe os ombros e os braços até ao cotovelo, não seria o mais adequado para a cerimonia. A noiva, uma roliça moça com 42 anos, dava o nó com um enxuto cavalheiro de 59, todo vestido de branco, flor lilás na lapela a condizer com o bouquet dela. O efeito era surreal. Salvou-se o copo de água, na Varanda do Tivoli a tradição ainda é o que era.
Que sejam felizes para sempre.
sábado, 18 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A Diva
Viveu pela arte, morreu por amor em 16 de Setembro de 1977 sem ter completado 54 anos.
Ninguem mais canta esta ária como ela.
Maria Callas - Casta Diva - Norma - Bellini
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Um poeta maior
Fonte: google
"Mais doce é ver-te de meus ais vencida
Dar-me em teus brandos olhos desmaiados
Morte, morte de amor, melhor que a vida"
Dar-me em teus brandos olhos desmaiados
Morte, morte de amor, melhor que a vida"
Bocage
aquiNasceu a 15 de Setembro de 1765 em Setúbal.
Evidências...
"O que não pode é admitir despedimentos arbitrários, por razões pessoais, de antipatia, razões injustas, é isso que se pretende impedir, que uma pessoa que não faz prejuízos à empresa, que cumpre deveres, seja despedida, é o que se pretende impedir com justa causa. Depois há muitos problemas que o legislador tem liberdade de garantir”
Aqui o professor se não se põe a pau, qualquer dia também vai corrido a socratino.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Acho bem!
"Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa” pede em comunicado a direcção do Benfica.
Sublinho, apoiar de forma inequívoca e sem reservas a equipa. Parece-me que não estão incluídos assobios. Seria bom que os benfiquistas meditassem nisto.
Isadora Duncan
"Toda a dança é uma espécie de roteiro febril, um gráfico do coração." - (Martha Graham)
Isadora Duncan, por muitos considerada a criadora da dança moderna, faleceu a 14 de Setembro de 1927.
Sou uma apaixonada pela dança, tanto que fiquei em estado de choque no dia em soube que o Ballet Gulbenkian tinha sido extinto. A partir desse dia, para mim simples espectadora, está por preencher um vazio na dança em Portugal.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Natália Correia
Artur Bual - 'Natália Correia', óleo sobre tela
Fonte: Google
Auto-retrato |
|
Espáduas brancas palpitantes: asas no exílio dum corpo. Os braços calhas cintilantes para o comboio da alma. E os olhos emigrantes no navio da pálpebra encalhado em renúncia ou cobardia. Por vezes fêmea. Por vezes monja. Conforme a noite. Conforme o dia. Molusco. Esponja embebida num filtro de magia. Aranha de ouro presa na teia dos seus ardis. E aos pés um coração de louça quebrado em jogos infantis. Natália Correia - Poesia Completa Publicações Dom Quixote 1999 |
|
José Mário Branco - Queixa das almas censuradas
domingo, 12 de setembro de 2010
Primeira Plateia (20)
Passou na RTP2 este sábado ao serão, o filme Gata em Telhado de Zinco Quente. Talvez seja da idade, a verdade é que acho que estes dois metem num chinelo todas as jolis e pitts dos nossos dias. Belos, talentosos, charmosos, plenos de sensualidade. Um regalo para os sentidos. Eu que estava cansada e planeava deitar-me cedo, não resisti.
sábado, 11 de setembro de 2010
Sábado à tarde
Fui ao Museu de Arte Antiga ver as Tapeçarias de Pastrana. De adiar em adiar, entre os períodos de férias e os fins de semana na praia, hoje meti-me ao caminho, convencida que amanhã era o ultimo dia da exposição. Afinal, boas notícias para quem ainda não viu, a exposição prolonga-se até ao próximo dia 3 de Outubro. Mas não é das tapeçarias que venho falar, não tenho nem o engenho nem a arte para tratar de tão delicado tema. Uma boleia deixou-me à porta do Museu. No regresso, dirigi-me à estação de Santos para apanhar o comboio para Oeiras. Primeira contrariedade, não há bilheteira, agora é tudo por meio da máquina de bilhetes colocada no exterior da estação. O que vale é que há sempre uma alma caridosa pronta a ajudar uma cota da Linha.
Em Santos éramos quatro à espera do comboio, eu, uma brasileira que não se calava ao telemóvel, um jovem negro em tronco nu bem torneado, óculos escuros, cabelo espetado, headphones, e uma jovem de corpo franzino na casa dos vinte anos, cabelos castanhos escorridos, headphones, grandes tatuagens no braço e ante-braço, longas unhas pintadas de encarnado e chinelos. O comboio parava em todas as estações, entre Santos e Oeiras embarcaram ucranianos, chineses, brasileiros e um grupo de negros ao estilo yah meu. Dos tradicionais portugueses de antanho nem vê-los, agora andam todos de pópó.
Fausto - Por este Rio acima
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Recordar Guernica
"Não, a pintura não foi inventada para decorar casas. É um instrumento de guerra para atacarmos e para nos defendermos do inimigo"
Pablo Picasso
Em 10 de Setembro de 1981, no meio de grande emoção, Guernica regressou a Espanha, e após várias localizações está hoje em exposição no Museu Rainha Sofia em Madrid.
Picasso pintou esta obra para retratar o estado de horror e desolação que se seguiram aos bombardeamentos da cidade de Guernica pela de Legião Condor.
Após o fim da Guerra Civil, a obra esteve por empréstimo, em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, com a condição de retornar a Espanha quando a ditadura Franquista caísse.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
O mundo está perigoso
O extremismo, continua a saga do costume. Parece que o homem está disposto a suspender a fogueira no caso de Deus lhe pedir. Pois!
Entretanto os tarados do outro lado da barricada vão esfregando as mãos de contentes. Pudera, com presentes destes...
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
"Singularidades de uma rapariga loura"
"Os delegados dos 20 maiores países do mundo (G20) consideram que a recuperação da economia mundial vai manter-se embora admitam que a expansão possa diminuir …”*
Compreendam, isto é demasiado complexo para a minha pobre cabeça processar.
*Fonte: Diário Económico .
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Franceses até ver...
Não sei que ventos maus sopram em França que permitem esta vergonhosa politica de Sarkozy, mas que isto não augura nada de bom, não augura. Quem são e como se determina os verdadeiros franceses de souche? afinal de contas nem Sarkozy nem a senhora das sabrinas constam desta restrita lista.
Le meteque - Georges Moustaki
Primeira Plateia (17)
Angela Gheorghiou, faz hoje 45 anos e canta assim....
Vissi d'Arte - Tosca - Giacomo Puccine
Que Vergonha, Rapazes!
Que vergonha, rapazes! Nós práqui,
caídos na cerveja ou no uísque,
a enrolar a conversa no “diz que”
e a desnalgar a fêmea (“Vist’? Viii!”)
Que miséria, meus filhos! Tão sem jeito
é esta videirunha à portuguesa,
que às vezes me sorgo no meu leito
e vejo entrar quarta invasão francesa.
Desejo recalcado, com certeza...
Mas logo desço à rua, encontro o Roque
(“O Roque abre-lhe a porta, nunca toque!”)
e desabafo: - Ó Roque, com franqueza:
Você nunca quis ver outros países?
Bem queria, Snr. O’Neill! E... as varizes?
B.B. King - Blues Boys Tune
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
domingo, 5 de setembro de 2010
Fim de festa
Cores escuras, trench coats, botins, sabrinas, chapéus (adoro), jeggings, cardigans, muito mais trendy do que dizer gabardinas, casacos de malha, calças justas, botas de cano alto, túnicas (passo) estampados (passo) e os twin-sets estão de volta, isto é os velhinhos conjuntos de malha.
A minha preocupação do momento é remoer-me porque vou falhar o Événement Shopping Chic da Vogue no próximo dia 7 em Paris. Como é que me fui esquecer duma coisa destas?
E pronto, hoje não me apetece ligar a TV, ler jornais, estar ao corrente das tradicionais más noticias, sim, porque as boas nunca aparecem, enfim pensar.
Já me sabia bem um pouco mais de fresco.
Pedro Abrunhosa - fazer o que ainda não foi feito
sábado, 4 de setembro de 2010
Acabada de aterrar..
Subi ao alto de Penacova e delicie-me com a vista sobre o vale rasgado pelo Mondego
Depois de uma chuvada torrencial, subi à serra da Lousã. O cheiro de terra molhada fez-me recordar os aromas da minha terra africana...
.... e visitei o Mosteiro de Santa Clara a Velha, em Coimbra.
Ala que se faz tarde, e ao terceiro dia já estou abancada em Monfortinho, base de um percurso pela Beira Baixa.
Maravilhei-me com Penha Garcia e com a presença dos iconofósseis de Trilobites nas rochas do vale do rio Ponsul.
Não podia faltar a aldeia de Monsanto, recordei a obra de Fernando Namora "Retalhos de Vida de um médico"
onde comprei esta bela Marafona vestida de encarnado.
Do calor, dos mergulhos na piscina e dos tratamentos termais não há fotos...
Da Selecção Nacional, das vergonhosas trapalhadas da FPF, da CNAD e quejandos para com Carlos Queiroz, e do abominável processo da Casa Pia, nada sei, não quero saber e tenho raiva a quem sabe.
Subscrever:
Mensagens (Atom)