terça-feira, 1 de março de 2011

A Bíblia é um lugar estranho

Nunca li a Bíblia, o que faz de mim uma perfeita ignorante.

Por isso foi com maliciosa surpresa que li o artigo de Lisa Miller na revista Única. Logo de entrada um excerto de um poema do Cântico dos Cânticos:

“Tudo em ti é lindo, meu amor, diz ele, não há nenhum defeito” . A amada responde ao desejo dele com o seu. “O meu amado meteu a mão pelo buraco”, diz ela, “e as minhas entranhas gemeram por causa dele”.

Isto está-se a compor, pensei eu com um  sorrisinho maroto..

Deliciosa é também a interpretação que pode ser dada à história de Sodoma e Gomorra, que sempre entendi como punição de Deus pela dissolução de costumes e a homossexualidade dos homens. Afinal trata-se, segundo Jennifer Knust autora do livro “Unprotected Texts: The Bible’s Surprising Contradictions About Sex and Desire, de uma história sobre o perigo de ter relações sexuais com os anjos. No mundo bíblico as pessoas acreditavam em anjos e temiam-nos, porque o sexo com anjos conduzia inevitavelmente à morte e destruição. E também porque os homens planeavam violar os anjos de Deus que estavam abrigados em casa de Lot.

O perigo dos “anjos”, não se restringe à homossexualidade, é por causa deles que as mulheres devem manter as cabeças cobertas, para “não incitar a concupiscência angelical” – “os anjos podem estar a observar" - e é perigoso.

Moral da história: é preciso ter muito cuidado com os anjos, afinal são tão conspicuos quanto os homens.

2 comentários:

  1. nunca me lembraria que humana conspicuidade é, afinal, um atributo dos anjos....

    ResponderEliminar
  2. Anjinhos marotos...Espero que o meu Anjo da Guarda seja assim.

    ResponderEliminar