segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O meu paraíso perdido

A Praia das Chocas é a praia da minha vida . é difícil falar de um lugar que para mim se tornou o mito do paraíso perdido. Nunca mais lá mais voltei e não sei se voltarei o que contribui para aumentar o peso do mito. A praia das Chocas fica em Moçambique,  a 200 km de Nampula onde vivi toda a minha adolescência. Era a praia das colónias ferias,  dos fins-de-semana, da galinha à cafreal,  do caril de caranguejo, das mangas verdes com sal, das vagens do tamarindo acidas e pegajosas, da cana de açúcar das  mil e uma conchas do Groche, das escapadelas à noite para vir namorar para a praia, dos banhos de mar ao luar nas águas quentes do Índico. Era o tempo  das serenatas à janela feitas pelos rapazes que cantavam desafinadamente  Hey Jude e o Sound of Silence, e das miúdas alvoroçadas na camarata pela transgressão dos rapazes que se aventuravam a  quebrar a regra do silêncio fora de horas….era um tempo de felicidade total.


Esta é a resposta ao desafio lançado pelo Carlos   - "As praias da vida do outros".

9 comentários:

  1. Arie
    Linda a tua praia, tal como a estória curta mas emocionante, porque ficam as recordações e a saudade, mas faz parte das nossas vidas. Também gosto muito das músicas que referes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não me peças o folar só porque escrevi Arie em vez de Ariel. Isto da velhisse tem muito que se lhe diga. Hehehe

    ResponderEliminar
  3. Linda praia e bonita estória.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela participação no desafio, Ariel. Farei o link no dia 12 ( sexta-feira), respeitando a ordem de chegada dos vossos contributos.
    Já tinha ouvido falar dessa Praia, porque a Baixinha viveu em Nampula e falou-me dela...
    Beijinho e, masi uma vez, obrigado

    ResponderEliminar
  5. Que saudades, não saudosismo,saudades de uma paia das mais bonitas que conheço. O principio do paraíso. Moçambique é fértil em praias lindas, lindas! Outras? Inhaca...Ponta do Ouro... Bilene...Xai-Xai...Bazaruto, Pemba....
    JSSilva

    ResponderEliminar
  6. Ariel
    A memória é um dos mais valiosos patrimónios que possuímos e esse ninguem nos tira.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Esta também é a minha Praia para sempre!

    ResponderEliminar