terça-feira, 23 de agosto de 2011

Recordando O'Neill


A Queixada

A queixada marca o tempo
neste lugar
a queixada com o seu
furioso mastigar.

É entrar num restaurante
popular
é entrar e ver a queixada
a abrir e a fechar.

À queixada não dão tempo
neste lugar,
não dão tempo nem comida
da que se pode manjar

E a queixada não se queixa
(que outras se vão queixar)
Recebe, esmaga e despacha
a comida por provar

Como lhe falta comida,
carniça boa a sangrar
a queixada, que não é parva
e não pode viver do ar

come tudo o que lhe derem
no restaurante, no bar
uma dobrada singela
ou um frango a engelhar.

Tem é pressa e um vazio
a preencher, a tapar
Neste verso bebe vinho,
neste vai recomeçar…


Alexandre O’Neill, in Poesias Completas , Assírio & Alvim, 2000

imagem retirada daqui

4 comentários:

  1. Juro pela minha saudinha, e não estou a fazer figas, que o que penso sobre O´Neil está tudo lá (no post e nos comentários). Se a sua opinião sobre o que eu, de facto, penso é outra, só lamento ter-me em tão má conta...

    ResponderEliminar
  2. Caramba, Rogério não é nada disso, má conta? eu é estou a ver que não se pode brincar consigo..., o que me parece (mas posso estar enganada) é que o Rogério não foge a ter uma opinião verbalizada enquadrada um determinado tipo de orientação demasiado alinhada politicamente, mesmo que no fundo não seja esse o seu sentir profundo. Mas isto sou eu a falar, que tenho a mania que sou vidente...
    :)))

    ResponderEliminar
  3. Três apontamentos:

    Primeiro: O sentimento e a emoção não são linhas rectas e separáveis da razão
    Segundo: Detesto a Arte pela Arte e tenho, para qualquer criação, a mania de lhe impor uma utilidade, nem que seja dar-me desassossego ou tranquilidade: A seguir ao pão a arte é a maior necessidade do homem(não estou a citar ninguém)
    Terceiro: Entre a criação e o criador tem que haver correspondência, que até posso chamar coerência.

    Pode ser brincar comigo... contudo, nada NOS impede de pegar na parte séria da brincadeira
    :))

    Finalmente: è por pensar assim que sou um alinhado e não ao contrário

    ResponderEliminar
  4. Primeiro: Tudo o que acaba de me dizer, só confirma que não me enganei a seu respeito. Sinto-me uma pavoa :))
    Segundo: Continuo em desacordo consigo, eu gosto da Arte pela Arte, para mim a Arte não tem de ter uma finalidade...., o que tem sim é de nos interpelar/sensibilizar... o que acontece é que não somos todos interpelados/sensibilizados da mesma maneira. Isto digo eu que não sou nenhuma expert...

    :))

    ResponderEliminar