sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Encontramos o culpado?


E de repente, não mais que de repente aparece um "novo" palavrão no meio do caos instalado nas Bolsas. "Novo" para mim, naturalmente, que não percebo patavina de questões bolsistas e até tenho raiva a quem sabe.  A França e a Itália ponderam proibir o short selling. O presidente da Brisa desconfia que a empresa esteja a ser alvo de short selling. O Regulador europeu da bolsa estuda proibir short selling.  Intrigada fui googlar para tentar perceber os contornos desta prática do diabo, que como tudo o que diz respeito ao capeta, deverá ser também muito sedutora, ou não estaria toda esta gente importante tão preocupada com ela. Encontrei esta definição um pouco nua, esta, aparentemente mais compostinha, e também esta em bom português, mas para mim igualmente indecifrável. Também li algures, que após o crash de 2008,  esta prática demoníaca  teria sido interditada.  A minha pergunta de ignorante é pois muito simples: então porquê que a retomaram?  E já agora, desculpem qualquer coisinha... 

6 comentários:

  1. A esta hora da madrugada, isto não pode ser lido de uma "penada". Primeiro o desenho: liiiindo!

    O escudo subindo e indo em Euro convertido que vai caindo, caindo na cartola do coelho (ou será que é um gato?)... Nada de novo (diz o povo).

    Amanhã leio o resto pois, como disse, não vou fazer isso a esta hora da madrugada, mas... para já, está desculpada!

    ResponderEliminar
  2. Arranjam palavrões para nos confundir com uma coisa que ninguém entende.
    Parece que nem eles sabem........
    Se o dinheiro é o mesmo quem é que o esconde, o rouba ou o desvaloriza e porquê..........

    Um dia destes dirão que foi o - Kadafi

    ResponderEliminar
  3. Short selling, tanto quanto percebi ontem num canal televissivo é um tipo dar ordem de venda às suas acções e, simultaneamente reservar ordem de compra das mesmas acções paar três ou quatro dias depois, sabemdo que as vai comprar mais baratas do que as vendeu. Resumidamente: é uma vigarice de colarinho branco.

    ResponderEliminar
  4. certamente porque as "curtas" são as mais saborosas ... rs

    beijo

    ResponderEliminar
  5. Vinha completar o comentário, mas encontro trabalho feito, a dois(*). É sempre mais simples vir depois...

    (*) Luis Coelho e CBO

    ResponderEliminar
  6. Imagina que és um gato e que vendes um queijo que não tens a um papalvo que não sabe que tem vários ratos em casa. No mesmo dia dizes ao papalvo que os ratos roeram o queijo (que ele ainda não viu, mas disseram-lhe que tem ratos em casa) e que lhe dás oitenta por cento do valor pelo qual lho vendeste. Ganhas vinte por cento, a menos que o papalvo exija o queijo, mesmo que ruído. Claro que na bolsa o papalvo não te conhece e nunca vai conhecer, o queijo são as acções e os ratos são os boatos e o pânico. Quanto a ti, és o corretor representante do especulador que ganha os vinte por cento com uma grande probabilidade.
    Beijo

    ResponderEliminar