domingo, 27 de janeiro de 2013

"Regressar à casa de partida"

"Dois anos passados, não deixa de ser paradoxal que regressemos aos mercados em condições próximas das do PEC 4, mas  numa situação económica e social bem mais degradada. [...] Com um inaceitável legado de destruição económica e de barbárie social (é disso que falamos quando se assiste à destruição em massa de postos de trabalho), a Europa criou as condições de viabilidade financeira de curto prazo para a sua própria estratégia. Regressamos à casa de partida, mas acompanhados de uma enorme alteração dos equilíbrios de poder, que tem um efeito positivo na capacidade de financiamento dos países  Antes a condicionalidade era negociada com a troika (FMI, Comissão BCE), no futuro passará a depender, cada vez mais, do BCE. Um novo monarca absoluto na política europeia, que centraliza as decisões e imporá condições passando a deter o monopólio da violência económica e social. Que a estrutura do poder se altere de forma tão profunda e ninguém cuide de garantir níveis mínimos de legitimidade é elucidativo do desvario político que impera na Europa."

Excerto do texto de Pedro Adão e Silva, no Expresso

4 comentários:

  1. Quando a legitimidade foi deixada ao sabor dos caprichos a cada quatro anos, ou menos, estava suficientemente desprestigiada para que, caindo de podre, permitisse a quaisquer opacas instituições criadas pelos poderes assim estabelecidos, mas agindo diferentemente, a arbitrária imposição de medidas sem respeito.

    Beijinho, Querida Ariel

    ResponderEliminar
  2. "Gaspar, que conseguiu um enorme sucesso, está a recuperar a nossa soberania financeira sobre a devastação da economia. A vitória de Pirro também foi assim..."

    Nicolau Santos, no mesmo Expresso

    ResponderEliminar
  3. Há tempos escrevi algo parecido com isto e caiu-me o Carmo e a Trindade. Não faz mal, continuo na minha. Se o PEC IV não tivesse sido chumbado, estaríamos hoje muito melhor e teríamos evitado o resgate como conseguiu fazer a Espanha.

    ResponderEliminar
  4. Ι always spеnt mу half an hour to read this blοg's content everyday along with a mug of coffee.

    Also visit my site Payday Loans

    ResponderEliminar