terça-feira, 4 de janeiro de 2011

José e Pilar



"Se eu tivesse morrido antes de te conhecer, Pilar, teria morrido sentindo-me muito mais velho. Aos 63 anos, a minha segunda vida começou. Não posso queixar-me. As coisas que você considera importantes não são tão importantes. Eu ganhei um Prémio Nobel. E daí?"
Entrevista de José Saramago à jornalista Fernanda Eberstadt para o New York Times
José e Pilar é um belíssimo documentário, sensível e comovente realizado por Miguel Gonçalves Mendes, sobre o dia a dia de José Saramago e Pilar del Rio, dois seres extraordinários que souberam estar à altura um do outro. Depois de ver o filme fiquei com a convicção que sem Pilar, José Saramago dificilmente teria alcançado projecção mundial que veio a obter. Para os seus detractores,  e sobretudo para aqueles que, sem nunca terem lido um linha do que escreveu, se limitam a vomitar ódio, essa é outra espinha difícil de engolir. Ide ver antes que saia de cena... 

3 comentários:

  1. Vi há umas semanas -- duas vezes! -- e senti que fiquei a conhecer o verdadeiro Saramago. Numa palavra: adorei!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sabe que me está a partir o coração?
    Tenho uma sogra com 90 anos e um neto com 17 meses que me impedem de ir. Mas fico com eles e V. vai-me contando.
    Pode ser?
    Não pode?
    Bom, então talvez comprando o DVD... Talvez dê!

    ResponderEliminar
  3. Já vi. Absolutamente imprescindível.

    ResponderEliminar